quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sedentarismo

O século XX, o avanço da ciência trouxe grandes conquistas, invenções memoráveis, mas todo esse desenvolvimento teve também outras conseqüências, menos gratificantes, um preço alto a se pagar por tanta comodidade e conforto que a vida moderna nos trouxe. São décadas de escadas rolantes, elevadores, controles remotos, que aconteceu o inevitável: o homem está se mexendo cada vez menos, e esse não é um motivo para se comemorar, e sim um sinal de alerta: Quanto maior o grau de sedentarismo maior também a incidência de várias doenças e da obesidade, fator de risco em outras complicações de saúde.
Isso já atinge 70% da população de todo o mundo, um problema visto como epidemia e que exige prioridade ser resolvido. Hoje o sedentarismo é considerado um inimigo tão perigoso quanto o tabagismo. Quem não pratica atividade física também corre mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e enfartes que ocorrem cada vez mais precocemente. Mas tudo isso seria resolvida com prática moderada e regular de exercícios, e isso não quer em passar horas na academia.
A atividade física pode ser vista como um remédio que diminui o colesterol no sangue e melhora a captação de oxigênio, ainda provoca alterações que aumentam a resistência do organismo, retardando o aparecimento de determinadas doenças, inclusive o câncer.
Tantos prejuízos a saúde só pode resultar numa piora na qualidade e menor expectativa de vida das pessoas. Pode-se ganhar até 2 anos em média praticando atividade física com regularidade, só que a maioria começa a fazer isso somente após os 30 anos. E, não precisa malhar horas na academia para se ter melhora na saúde, mas é importante que eles façam parte do seu dia-a-dia. Já se sabe que os benefícios acontecem até mesmo quando os exercícios são praticados em pequenos períodos acumulados ao longo do dia, ou seja, fica muito mais fácil, ao invés dos 30 minutos feitos de uma só vez, vale também andar 10 minutos pela manhã, mais 10 à tarde e 10 a noite, O problema é que nem todos sabem disso e deixam de praticar de maneira mais fácil, em pouco tempo por não saberem que ainda assim terão os mesmos benefícios. Mas atenção, esse fracionamento só vale quando se trata de melhorar a saúde, quando o assunto é emagrecer a coisa é diferente.
bbb
Olá! Tudo bem?
Cuidado com a gripe, viu? Ela está de “arrasar quarteirão”!
Na sexta-feira passei o dia querendo driblá-la, mas a bandida me nocauteou! Passei o final de semana de cama! Na segunda, já conseguia levantar por curtos períodos, na terça já voltei às tarefas da casa e hoje consegui fazer toda a aula de hidro! Mas o mal-estar não quer ir embora... Não me lembro de ter tido uma gripe tão forte na minha vida!
bbb
Até a próxima quinta-feira!
Bom final de semana!
Beijos da

6 comentários:

Anônimo disse...

Tete deixa eu t contar uma coisa
a minha vó filha da minha bisa q operou ela começou a fazer caminhada de manha de2ª a 6ª ela perdeu 5 kg em 2 meses..ela nao gostou mt de perder peso..mas como ela fuma ,,e tava com colesterol alto o medico disse ,,vai caminhar..e ela foi neh..agora ela come ..come e fala poxa kero meus kilinhos de volta :P eu falo vó logo vc recupera :D eu q nao vou abrir minha boca p falar vó para de fumar..ela fica nervosa ..a minha mae fuma tb..soh q ela fuma escondidinho :P ela pensa q me engana mas fik o cheiro na roupa..mas como lih o texto sobre compreensao ..entao nada de criticar neh.. eu perguntei no outro post sobre a sua gripe ..pensei q vc nao fosse atualizar esse mas fico feliz q vc tah melhor da gripe..Bjinhux fike com Deus

Anabela disse...

Eu tento lutar com tudo...
odeio elevador, a não ser que sejam muitos andares, tipo 6 º ou as escadas sem luz...de resto vou sempre de escadas.
A sociedade está educada assim, amiga, ate estacionar o carro de qq forma se isso significar estacionar o mais perto possivel da porta de casa....não sou nada disso, mm qdo nao fazia RA, sempre foi andando qq coisa...
Vamos lá animar as pessoas que estão tristes, e unir forças, bem precisamos...a vida tá numa fase menos boa
Mil beijos

Anônimo disse...

Ah,eu sei como caminhar é bom,e sempre que posso estou andando,subindo escada,isso na rotina diária mesmo.
Mas que gripe em?Nossa,faz tempo que não pego uma assim também...
Bjo pra vc!

Ale disse...

ÉÉÉ MIGA ESSA GRIPE QDO PEGA DERRUBA SEM DÓ....
DEIXEI UMA BRINCADEIRA PRA VC NO MEU BLOGUXO TÁ BJÃO

Anônimo disse...

ai ai ai..esse meu sedentarismo!Estou sempre encontrando desculpas ensaiando me preparando, mas vc conhece aquele antigo dito popular,“a gente aprende a nadar quando a água bate na bunda " no meu caso a agua ja bateu na minha bunda a muito tempo!Ter conciencia é uma coisa executar é outra!
Bjus
Ro

Anônimo disse...

Oi,Amiga Tetê ! Como vai? Está melhorando?
Eu faço muito exercício...BLOGAR!!!
E exercito um dedo só,pois "cato milho"!!! Será que sou sedentária?!!!RSS...
Mas caminhar não posso, tenho Esporão e tem doido muito!!!
Então só posso blogar!!!
Vim te desejar um ótimo restinho de Semana!
No meu JARDIM tem uma Flor que converteu-se no
símbolo natural do Sol, da Criação e do "Renascimento".
Vá admirá-la qdo puder !
Beijos,
Dama das Flores.