quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Síndrome Metabólica

A síndrome metabólica é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes.
Ela tem como base a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio. Síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.
=
Fatores de risco:
Intolerância à glicose;
Hipertensão arterial;
Níveis altos de colesterol ruim (LDL) e baixos do colesterol bom (HDL);
Aumento dos níveis de triglicérides;
Obesidade, especialmente obesidade central ou periférica (que deixa o corpo com o formato de maçã);
Ácido úrico elevado;
Eliminação de proteína pela urina;
Processos inflamatórios ;
Resistência à insulina por causas genéticas.
=
As manifestações começam na idade adulta ou na meia-idade e aumentam muito com o envelhecimento. O número de casos na faixa dos 50 anos é duas vezes maior do que aos 30, 40 anos. Embora acometa mais o sexo masculino, mulheres com ovários policísticos estão sujeitas a desenvolver a síndrome metabólica, mesmo sendo magras.
=
Tratamento:
Como a obesidade é o fator que costuma precipitar o aparecimento da síndrome, dieta adequada e atividade física regular são as primeiras medidas necessárias para reverter o quadro. No caso de existirem fatores de risco de difícil controle, a intervenção com medicamentos se torna obrigatória. Deixe o carro em casa e caminhe até a padaria ou a banca de revistas. Sempre que possível, use as escadas em vez do elevador. Atividade física não é só a que se pratica nas academias; evite cigarro e bebidas alcoólicas que, associados aos fatores de risco, agravam muito o quadro da síndrome metabólica.
===
E aí, companheiras de RA...
Tudo bem? Gostaram dessa reportagem? Eu já tinha lido sobre o assunto num folheto médico, mas só nessa reportagem é que entendi bem o que é a síndrome metabólica e achei interssante compartilhar com vocês.
=
Graças a Deus hoje é o último dia das férias de meu marido. Amanhã retorno a minha rotina saudável de horários e RA. Sei que ele não tem culpa, mas eu me desorganizo se não tenho um planejamento. E, com ele, é tudo resolvido na hora...
=
Cardápio de hoje:
acafé da manhã: chá mate, 1 pão francês com margarina light e 1 fatia de queijo prato, 10 uvas Itália.
alanche1: gelatina framboeza.
aalmoço: arroz, feijão, 1 bife de carré, folhas de brócolis refogadinha, 1 banana.
alanche2: café preto, 2 fatias de pão de forma com margarina light.
ajantar: sopa de legumes com frango, mamão.
aceia: 1 iogurte natural desnatado.
- aproximadamente 1380 Kcal -
=
Gente, voltei... dia 11 tem blogagem coletiva.
O selinho está na coluna aí ao lado.
O convite é prá todo mundo que quiser, viu?
=
Por hora, são essas as novidades!
Bom final de semana!
Até a próxima quinta-feira!
Beijos da

6 comentários:

Unknown disse...

Oi amiga, adorei sua postagem. É muito informativa, vale mesmo a pensa divulgar.
Veja sim o vídeo, é importante para nós como seres deste mundo.
Beijocas carinhosas

Ale disse...

haha miga vc sabe que até meu marido entrar no meu ritimo eu tava bem assim rsrs... ele dizia que não estava com minha boca mas me incentivava a comer e me levava nos lugares de lanches aff... ai não dava né...agora ele ta se cuidando e me ajudando...!!!!
bjs

Rafaela :) disse...

Muito bom o artigo! Gostei ;)

Beijinhos e ótima quinta!

Débora disse...

Oi sereiah
Ótimo post, eu não tinha conhecimento da síndrome metabólica.

Bjinhusss
Debi
MSN: cantinhodadebi@hotmail.com

Anabela disse...

Oi minha querida!
Amei a postagem e dá uma vontade de reflectir bastante!
Beijo de carinho e bom findi

Zana disse...

nossa, não sabia dessa síndrome.
Bom final de semana!!
beijocas
zana
www.emagrecendorealmente.zip.net