sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dia Internacional de Combate à Obesidade

11 de outubro
Dia Internacional de Combate à Obesidade
;
Este dia foi instituído visando o estímulo de atividades preventivas e saudáveis.
Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a obesidade é um grave fator de risco para a saúde em geral.
No Brasil, a data é marcada por uma série de iniciativas governamentais, entidades médicas, ONG’s, além de eventos em universidades e promovidos por empresas privadas.
A Blogosfera não poderia ficar de fora... Através de nossos blogs combateremos, também, a obesidade!
;
Dicas Saudáveis:
Mantenha um diário alimentar; Evite a alimentação automática, não faça nada diferente enquanto come (ver tv ou ler jornal, por exemplo); Alimente-se no local adequado, sentado - não coma em pé ou andando; Pouse os talheres entre os bocados e mastigue devagar os alimentos; Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome; Evite dar e trocar receitas de alimentos; Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco; Procure conhecer o valor calórico dos alimentos: leia atentamente o rótulo; Procure alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura; Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas) e evite os carboidratos simples (como doces e açúcar); Torne a dieta pobre em calorias apetitosa (use ervas, temperos diferentes); Procure aumentar a quantidade de fibras na dieta (coma frutas com bagaço e verduras); Ingerir pelo menos 2L de líquidos por dia; Sempre que der vontade de comer algo, tomar líquidos antes.
;
Técnicas de exercício:
Inicie os exercícios sempre de maneira gradual - não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento; Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar; Aumente a atividade no seu dia-a-dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível, optando por fazer você mesmo algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem; Leve seu cachorro para passear.
;
Mudança de atitude:
Procure distinguir entre fome e desejo; Resista aos desejos - não inclua-os em sua lista de compras; Não tenha sonhos impossíveis em relação ao peso - estabeleça objetivos realistas; Concentre-se em seu comportamento e não no peso (não se pese com freqüência); Viva as emoções aos invés de descontá-las nos alimentos; Quando pegar um alimento para comer perguntar se é fome ou não; Converse com a família para que eles apóiem e auxiliem no seu tratamento, evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços.
;
Dicas para compras em supermercados:
Procure fazer as compras quando não estiver com fome. Ir ao supermercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos calóricos e desnecessários; Faça uma lista! Com um planejamento das compras será mais fácil evitar os supérfluos; Leia os rótulos! Fique atento aos produtos dietéticos porque nem sempre eles serão as melhores opções. Verifique e compare o valor calórico e o teor de gorduras.
;=;

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Tetê,fico sem saber qual meu cômodo preferido...rsrs
Adoro as dicas daqui!São muito úteis!Acho que já perdi uns 4 quilos,sinto nas roupas!
Quero perder só mais um pouquinho,pela saúde mesmo!

Bejos amiga!

Denise Carceroni disse...

Seu post já está no Infobeso. Sua participação na campanha foi muito importante, o blog está aberto para novos posts.
Obrigada pela contribuição!

Um abraço

Profª Esp. Denise Carceroni

Anônimo disse...

Cheguei atrasada pra blogagem coletiva,que pena.Mas suas dicas são ótimas,gostei mesmo.Perdi aqueles 4 quilos,e agora tá difícil perder mais um,mas eu não desisto.Um beijão!

Anabela disse...

Querida Amiguinha!
esta postagem tem tudo o que é importante para reflectir numa coisa tão séria quanto a obesidade!
Acrescentando um factor importante, a luta contra a descriminação que os obesos estão postos a prova em muitas situações!
Boa semana e beijo de carinho

Anônimo disse...

Oie!essa de fazer compra so quando estiver alimentada dá certo mesmo, fico enfastiada so de olhar e acabo economizando e fazendo escolhas melhores!
Bjus
Ro

Anônimo disse...

Adorei seu blog. Muito boa sua história. Me faça uma visitinha tb. Mas não esqueça de fazer um comentário.
Beijos
P.S. Como vc transforma texto e tabela em html para colocar no seu blog? E como vc fez a tabela de peso? Eu queria fazer uma para colocar no meu.