quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Carboidrato: vilão?

Olá companheiras de RA!
Tudo tranqüilo? Por aqui, tudo bem!
Como foi o carnaval/feriado?
Por aqui, muito calor... Eu já curti muito o sol, ficava na praia a manhã toda de domingo a domingo. De uns tempos para cá, o sol me incomoda... Vou a praia, mas o máximo que agüento é 40 minutos! Até para caminhar tenho sentido o sol atrapalhar. Procuro sair às 7:30h mas já volto no sufoco. Fico apavorada vendo o pessoal estirado na areia, na brabeza do sol, um calor de matar... bom, quando eu fazia achava bem normal! Prefiro “pegar um bronze” com o sol de inverno que é mais meu amigo!
b
Hoje trouxe uma matéria que a maioria vai gostar:
Carboidrato - Ele não é o culpado...
Muitas pessoas quando querem emagrecer deixam de comer pão, massas ou arroz no jantar, achando que são eles os culpados pelos quilos a mais. Mas não é bem assim. Para começar, o metabolismo continua funcionando e queimando algumas calorias mesmo durante o sono. Além disso, os carboidratos levam 48 horas para serem totalmente processados. O que significa que, se você não ultrapassar sua cota diária de calorias, eles não serão estocados e sim queimados no dia seguinte.
Mas, justamente porque se gasta menos calorias à noite (já que o ritmo é mais lento), a recomendação é reduzir a quantidade de todos os grupos alimentares no período da noite, e não apenas dos carboidratos.
A dica é consumir carboidratos ricos em fibra e pobres em gordura e estar atento à composição da refeição: Se o prato da noite for basicamente carboidrato, com pouca ou nenhuma proteína (carnes ou queijos) e sem fibras (legumes e verduras), a absorção dos carboidratos fica muito facilitada e o nível do açúcar no sangue aumenta rapidamente. Com isso, o organismo utiliza o carboidrato como fonte de energia e deixa de usar as gordurinhas, o que faria você emagrecer.
Um sanduíche de pão francês, alface e tomate acompanhando uma fatia de queijo minas é uma boa alternativa para se fazer um lanche. No caso do pão, o cuidado deve ser com os ingredientes usados para recheá-lo, pois, muitas vezes, são responsáveis pelas calorias adicionais.
Conclusão: A culpa do excesso de peso não é pãozinho que você ingeriu a noite. O excesso de qualquer grupo alimentar acaba virando gordura armazenada.
bbb
Tem selinho!!!!

Leve o selinho e, em poucas palavras diga como você faz para manter o equilíbrio e o bem estar.
Eu, como de tudo - vigiando as porções, faço caminhada e hidroginástica. Não me imponho metas de perda de peso.
E você, como faz?
bbb
Até a próxima quinta-feira!
Bom final de semana!


2 comentários:

Anônimo disse...

ihhhh tetezinha minha mae tah em pecado peguei ela fumando :P mas ela fuma pouco no maximo 3 cigarros por dia..qto a dieta ..nuxa akele paozinho frances cocrante com manteiga e cafe com leite eh uma delicia..se bem q com queijo tb eh bom d+ ..mas a noite eu como passatempo com leite gelado..se bem q meus biscoitos andam sumindo :D agora andar eu ando mt soh hoje fui 5 x ao supermercado..affff..boa noite amiguinha fica com Deus..Bjinhux e Upa p Frida..

Anabela disse...

Amei o selinho.
Passou aquela imagem de eu sou leve, e livre de conseguir minhas metas! Tomara que acreditemos mais em nós, estamos todas precisando.
Mil beijos