quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Bom humor é essencial

Olá! Espero esteja tudo bem!
Eu ando passando por tempos atribulados, mas com bom humor - a matéria que trouxe para hoje veio a calhar - vou seguindo sem maiores problemas!
Graças a Deus voltaram as atividades no Centro Esportivo! Ainda não houve a confirmação se o rapaz que faleceu foi da tal gripe... Um colega dele de turma contou que ele, muito gripado, esteve por 10 dias "cuidando em casa com cachaça e mel". No décimo dia, quando a febre não cedeu, é que foi ao hospital e já estava com a pneumonia muito agravada. Como é que pode, né?
Na RA, tenho dado minhas escorregadas mas sem fazer exageros. Inclusive, ontem, fui à Cacau Show comprar um presente e, acreditem, só me lembrei que devia ter comprado uma trufa de menta - que eu amo de paixão - para mim no ônibus, voltando para casa!
bbb
Bom humor, saúde e beleza:
Com o estresse do dia a dia é fácil ficar de mau humor. Além disso, não basta estar com o corpo descansado e a rotina equilibrada, para estar bem humorada. Os hábitos alimentares podem interferir em nosso estado emocional.
As vitaminas e os minerais presentes em frutas e verduras são responsáveis pela regulação do organismo. E essa regulação está associada ao estado emocional. Além disso, esses nutrientes fornecem energia para o corpo, garantindo o bom humor.
Ao ingerir um alimento, os nutrientes nele contidos atuam na formação e liberação de neurotransmissores, que são enviados para o Sistema Nervoso Central , órgão responsável pelo estado de humor. A serotonina é a principal responsável pela sensação de bem estar.
Quando os sinais que são enviados ao SNC se desequilibram provocam uma deficiência na produção de serotonina, desencadeando alterações em nosso sistema nervoso. Esse desequilíbrio ocorre por deficiência nutricional ou por algum distúrbio fisiológico.
Para manter o bom humor, inclua na dieta alimentos como laranja, cereais, frutas e verduras, que são ricos em vitaminas B6, B12 e C, magnésio e ácido fólico, que ajudam a melhorar o ânimo. Consuma também alimentos ricos em triptofano, substância presente na soja, arroz integral, pão integral, leite, iogurte, feijão, lentilha, uva e abacate.
Para quem não quer passar o dia desanimado é necessário caprichar no café da manhã, porque depois de uma noite de sono, os níveis de glicose caem e torna-se necessário a ingestão de frutas, cereais ou pão e um laticínio. Mantenha intervalos de até 4 horas para ter bons níveis glicêmicos, evitando assim, o exagero e também o jejum.
Tome uma vez por dia, de preferência pela manhã, o suco para o bom humor:
- Ingredientes -
20 ml de suco de uva
20 ml de suco de maçã
20 ml de suco de maracujá
3 folhas de maracujá
5g de camomila (fazer chá)
2 folhas de limão (fazer chá)
1 copo de água
- Modo de preparo -
Faça o chá por infusão das folhas de limão, maracujá e camomila. Jogue dois copos de água fervente sobre elas. Abafe por 8 a 10 minutos. Misture no liquidificador os outros ingredientes.
- Luana Stoduto - nutricionista -
bbb
Bom final de semana!
Até a próxima quinta-feira!

6 comentários:

Iara Alencar disse...

aiii eu so tomo suco de pacotinho. :(
queria iara não consegue emagrecer.

Gil disse...

Bom dia, amiga
Estou começando na onda das dietas, estou a cima do peso a uns 3 anos, bem acima, agora vou ver se capricho, estou procurando amigas que assim como eu brigam com a balança, gostaria muito de manter contato, assim vou me sentir mais animada para continuar, vou te adicionar no meu blog.
Bjs e tenha um bom dia!!

NADJA disse...

QUERIDINHA ..NOSSA COITADO DE SEU AMIGUINHO..POW TRATAR DE FEBRE COM MEL E CACHAÇA...TINHA QUE PIORAR Ñ É MESMO..MAS QUANDO CHEGA A HORA Ñ ADIANTA...Ñ GOSTO MUITO DE DOCES..AMO SALGADOSKKKKKOTIMO FDS!!!
Jamais desista de ser feliz pois a vida é um espetáculo imperdível. E você é uma Pessoinha Especial !!! DOLU MUITO VC FUI

Tita disse...

Oi, querida!
Que bom as atividades no Centro ja recomeçaram.
Muto boa a reportagem que você trouxe. Adorei!!!
Beijocas

Anônimo disse...

Interessante o "suco do bom humor"...
Ainda bem que se alimentar bem tbm pode ajudar...
Saí da dieta já a um mÊs...engordei 3kg! Deus!!!!Mas vou a luta de novo...bjusssssssss
Luzia

Ane disse...

Muito legal este suco Tetê,e olha que pela manhã eu geralmente fico de mau humor,afe!Voltou a hidro?Que bom,mas e o frio?Um cheiro!